www.feelwarm.pt

O Projeto Espacial da Estação Europeia, Missão BIOMASS irá fornecer informações fundamentais, acerca do estado das florestas, como elas estão a evoluir e o papel que desempenham no ciclo global do carbono.

Em 2023, será lançada a primeira missão. que irá transportar um radar denominado P-band.

P-band é o comprimento de onda mais longo disponível na observação da Terra e permitirá ao sistema denominado BIOMASS, medir a altura das árvores através das suas copas e determinar quanta biomassa está a ser armazenada nas florestas.

À medida que os líderes da indústria espacial desenvolvem e testam o satélite BIOMASS, para o seu lançamento, a equipa responsável pela missão na ESA já está a olhar em frente para os dados da BIOMASS e o seu respectivo processamento.

A Agência Espacial Europeia, vai utilizar este satélite de observação, para permitir medir a biomassa das florestas mundiais. O satélite da Missão Biomass vai observar, durante cinco anos, oito ciclos de crescimento das florestas do mundo, para conhecer a sua estrutura e assim rastrear a biomassa de todo o planeta.

A informação que ficará acessível a partir da Missão Biomass, dará dados sobre a biomassa das florestas tropicais, temperadas e boreais, dados inéditos e que vão resultar num mapa tridimensional das florestas. A informação é enviada por um amplificador de radiofrequência e captada através de um refletor de 12 metros de diâmetro pelo satélite (na imagem).

 

Quando toda a biomassa é medida, o que inclui o tronco, a casca, os ramos e as folhas das árvores, permite compreender a velocidade a que se degrada o seu meio ambiente e de como isto tem impacto na biodiversidade florestal. Da mesma forma medir a capacidade de absorção de carbono, reforçando o conhecimento atual sobre o estado das florestas e a sua evolução.